BlogBlogs.Com.Br

domingo, 5 de julho de 2009

Obsessão Compulsiva


Obsessão Compulsiva.

Caracteriza-se pela presença de idéias, imagens ou de impulsos recorrentes, não desejados, invasores que parecem sem sentido, estranhos, indecentes ou aterradores e, ao mesmo tempo, uma urgencia ou uma compulsão para fazer algo que liberte da incomodidade causada pela obsessão.

Entre as obsessões mais frequentes estão as preocupações pela contaminação, pela duvida, pela perda e pela agressividade. Caracteristicamente, as pessoas com uma perturbação obsessivo-compulsiva sentem-se impulsionadas a efetuar rituais. Os rituais utilizados para controlar uma obsessão incluem lavar-se ou limpar-se para se libertar da contaminação, verificação repetitiva para suprimir as duvidas, guardar as coisas para que não se percam e evitar as pessoas que pudessem ser objeto de agressão. Os rituais consistem na lavagem excessiva das mãos ou na verificaçãorepetitiva para se assegurar de ter fechado a porta. Outros rituais são mentais, como o calculo repetitivo ou fazer afirmações para diminuir o perigo.

As pessoas podem ter uma obsessão por qualquer coisa e os seu rituais não estão sempre ligados de forma logica a incomodidademque se tenta aliviar. Em geral as pessoas com TOC estão conscientes de que as suas obsessões não refletem riscos reais. Reconhecem que o seu comportamento fisico e mental é excessivo ao ponto de chegar a ser insólito.

A terapia de exposição, ajuda, com frequencia as pessoas com TOC. Os medicamentos podem também ajudar muitas destas pessoas. Três farmacos (clomipramina, fluoxetina e fluxovamina) fora aprovados para este uso e mais dois (paraxetina e sertralina) também demostraram ser eficazes.


Bom, aqui está só um pouquinho do que é o TOC.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário